sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Voyage, voyage (1):
Les jours au château

Revisitei o château de um amigo, no vale encantado do Loire.

Depois de uma ociosa mise-à-jour banhada em excelente montlouis, o Loïc observou:

— Je ne crois pas que tu sois venue toute seule...

— Je suis venue pour lire, écrire et faire des photos de ce paradis.

Na manhã seguinte, acordei cedo como gosto e gasto. Enfiei-me num vestido ligeiro e num par de botas práticas, meti um livro, o moleskine e a câmara fotográfica no saco de passeio. Antes de sair, não resisti ao meu acessório de eleição, rouge absolu nos lábios.

O grande silêncio da manhãzinha quebra-se entre os meus pés e a gravilha, cresce a agitação dos pássaros assustados. É também grande a frescura da relva rociada e suave a brisa a bailar nas folhas. Inspiro profundamente, deixando-me penetrar pelos gozos matinais. Caminho ao acaso, seduzida pela ideia de ir, ir ao sabor do chamamento momentâneo de uma imagem, um fio de luz, o rumor de um animal... Perto da orangerie, uns passos. Avanço cedendo à mais pura curiosidade. De calças e botas de montar (uuuuuuuuh...), dobra a camisa no pulso esquerdo, depois no direito. Repara na minha aproximação, detém-se, cumprimenta-me, apresentamo-nos. O Charles é inglês, veio passar uns dias com o old friend Loïc.

Não sou devota nem da língua nem das línguas inglesas e este Charles deixou-me quase indiferente, por isso procuro poiso onde o corpo e o espírito possam conjugar-se sumamente, o que, a esta hora e neste lugar, é perfeitamente realizável no tragar de umas belas páginas enquanto o sol passeia as pontas dos seus dedos quentes pelas minhas pernas descobertas, moderadamente abertas.


(continua)

3 comentários :

  1. em França serei Charles, mas esse vale, esse sol nunca conheci..... estarei aqui amanhã para tal.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No âmbito da minha "voyage", ser Charles não é dos melhores papéis que se pode ter... :p
      Se não conhece a região do Loire, recomendo vivamente. Em especial a sub-região da Touraine.
      Em prol da verdade, o sol, por aqueles dias, não foi nada de especial. Digamos que me dei alguma liberdade literária... :)
      Bisou. :*

      Eliminar
  2. eu nunca tenho essa "sorte" nos papéis que me calham...... ,
    mas ainda assim irei "acompanhar-te" no teu voyage.

    ResponderEliminar